UMA BREVE INTRODUÇÃO AO BUDISMO

O fundador do budismo nesse mundo foi Buda Shakyamuni, que viveu e ensinou na Índia há cerca de dois mil e quinhentos anos. Desde então, milhões de pessoas em todo o mundo seguiram o caminho espiritual puro que ele revelou. O modo de vida budista – de paz, bondade amorosa e sabedoria – é tão relevante hoje quanto era na Índia antiga.

Sabedoria iluminada

Buda explicou que todos os nossos problemas e sofrimentos surgem de estados mentais negativos e confusos e que toda felicidade e boa fortuna surgem de estados mentais pacíficos e positivos.

Ele ensinou métodos para que possamos gradualmente superar nossas mentes negativas como raiva, ciúme, ignorância e desenvolver nossas mentes positivas como amor, compaixão e sabedoria. 

Por meio disso, chegaremos a experienciar a paz e felicidade duradoura que tanto desejamos.

Meditação

A meditação é a raiz de todo modo de vida budista – o método perfeito para compreender e trabalhar nossa própria mente.

Por meio da meditação, primeiro aprendemos a identificar nossos diferentes estados mentais negativos conhecidos como “delusões” e em seguida, aprendemos como desenvolver estados mentais pacíficos e positivos ou “mentes virtuosas”. 

Em nossa vida diária, nos períodos em que estamos fora das sessões de meditação, nos esforçamos para praticar e manter essas mentes virtuosas e manter essa sabedoria para resolver nossos problemas cotidianos. 

À medida em que nossa mente se torna mais positiva, nossas ações se tornam mais construtivas e nossa experiência de vida se torna mais satisfatória e benéfica para nós e para os outros. 

Qualquer pessoa pode aprender técnicas básicas de meditação e experimentar grandes benefícios. Mas para que possamos progredir além da meditação básica, precisamos aprender a desenvolver nossa fé nas Três Jóias Preciosas – Buda, Dharma e Sangha. Esse tipo de fé se desenvolve naturalmente, à medida em que experimentamos os benefícios da prática de meditação e verificamos que o Dharma está mudando nossas vidas para melhor. 

O Caminho espiritual

Os ensinamentos de Buda revelam um caminho – passo a passo – para a felicidade duradoura. Seguindo esse caminho, qualquer pessoa pode trasnsformar gradualmente sua mente – de seu atual estado confuso para uma mente abençoada de um Ser Iluminado.

Como Geshe Kelsang Gyasto diz em seu livro Novo Oito Passos para a Felicidade: “Todo ser vivo tem o potencial de se tornar um Buda, alguém que purificou completamente sua mente de todas as falhas e limitações e elevou suas boas qualidades ao máximo, atingindo a perfeição. Nossa mente é como um céu nublado pelas nuvens das delusões. Assim como as nuvens mais espessas eventualmente se dispersam, também as delusões mais pesadas podem ser removidas da nossa mente. Se aplicarmos os métodos apropriados, eles podem ser completamente eliminados e experienciaremos a felicidade suprema da completa iluminação.”

Tendo alcançado a iluminação, teremos todas as qualidades necessárias – amor universal e compaixão, sabedoria onisciente e poder espiritual ilimitado – para conduzir todos os seres vivos ao mesmo estado de felicidade. Este é o objetivo final do Budismo Mahayana.

Para saber mais sobre o budismo, leia nossa seção Introdução ao Budismo.

O Budismo no Ocidente

Com o ritmo acelerado e o alto estresse da vida moderna, muitas pessoas estão se voltando para a filosofia pacífica do budismo. Em particular, há um interesse muito profundo em aprender a meditar tanto para superar o estresse e a ansiedade quanto para aprofundar a experiência espiritual. Em resposta a esse interesse crescente, o Budismo Kadampa oferece muitas maneiras diferentes de aprender sobre o Budismo e praticar meditação.

O Budismo Kadampa foi introduzido pela primeira vez no Ocidente em 1976 pelo renomado Mestre Budista Kadampa Venerável Geshe Kelsang Gyatso. Desde então, Geshe Kelsang tem trabalhado incansavelmente para fornecer todas as condições necessárias para apoiar os praticantes contemporâneos. Ele escreveu mais de 24 livros sobre o budismo que agora estão sendo traduzidos em diversos idiomas diferentes.

Geshe Kelsang também estabeleceu uma rede mundial de mais de 1400 centros e filiais Budistas Kadampa em mais de 36 países ao redor do mundo, onde pessoas de todas as culturas podem treinar em meditação e outras práticas budistas.

Cada Centro tem professores locais qualificados e oferece aulas introdutórias, programa de estudos estruturados e retiros de meditação.

Todos os Centros Budistas Kadampa são abertos ao público.

Conheça mais sobre o Budismo Kadampa na Cidade de São Paulo em nossa guia – CMK Mahabodhi.

Rolar para cima

Deprecated: Directive 'allow_url_include' is deprecated in Unknown on line 0